SAÚDE
Gestão de UPAS
A ACOLHE possui ampla experiência na gestão de UPAS, que são unidades pré-hospitalares de atendimento a urgências e emergências, vinculadas ao SUS – Sistema Único de Saúde. Espalhadas por todo o Brasil, as UPAS foram idealizadas para funcionar ininterruptamente, 24 horas por dia. Essas unidades compõem uma rede organizada de Atenção às Urgências e estão aptas a atender casos de baixa e média complexidade.
Gestão ESF
A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade.
No caso da Estratégia de Saúde da Família, A ACOLHE está apta a realizar desde a implantação das unidades até sua completa gestão, utilizando ferramentas como: estratégias de análise situacional do território de abrangência, planejamento e educação permanente com foco na qualidade e resolubilidade dos serviços, treinamentos para equipes de saúde.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Assistência à Saúde na Atenção Básica
-
Saúde da Mulher, Pré-natal e Puerpério
-
Saúde da Criança e Implantação da Puericultura
-
Tuberculose
-
Hanseníase
-
Hipertensão e Diabetes
-
Saúde Mental
-
Academia da Terceira Idade
-
Atenção à Saúde do Escolar
Controle, Regulação e Avaliação na Atenção Básica
-
Capacitação de Conselheiros Municipais de Saúde;
-
Relatório de Gestão e Plano Municipal de Saúde;
-
Construção de cronogramas e organização da demanda em saúde;
-
Protocolos de Encaminhamento para serviços especializados (regulação da demanda);
-
NASF: organização de processos de trabalho a partir do apoio matricial;
-
Avaliação para Melhoria da Qualidade da ESF;
-
Acompanhamento de indicadores na Atenção Básica;
-
Pesquisa e publicação de artigos científicos;
-
Organização do serviço de Saúde Mental na Atenção Básica.
PLANOS DE SAÚDE GOVERNAMENTAIS
Instrumento desenvolvido para promover uma descentralização da saúde, assegurando unidade nas informações e otimização do sistema. Trata-se de um documento gerencial, que requer de seus participantes (municípios, Estado e União) um trabalho amplo de diagnóstico, planejamento e estabelecimento de metas e prioridades para a saúde pública local.
PROGRAMA DE SAÚDE BUCAL
Na área da saúde bucal, uns dos principais projetos da ACOLHE é a realização de ações educativas em escolas da rede pública. O objetivo é despertar nas crianças o interesse e a preocupação com a higienização bucal. Com o apoio de profissionais da área, este projeto prevê a distribuição de kits de higiene bucal, contendo creme, fio e escova dental, além de folhetos informativos para prevenir o aparecimento
da placa bacteriana, uma questão de saúde pública, porta de entrada para o desenvolvimento de outros problemas (como as doenças periodontais, fator de risco para doenças da artéria coronária). Este material pode prever ainda espaço para que patrocinadores veiculem sua logomarca e/ou mensagem institucional.
Na área de Saúde Bucal, a ACOLHE, além da execução direta de projetos, poderá participar de programas, planos de ação correlata, por meio da doação de recursos físicos, humanos e financeiros, ou ainda na prestação de serviços intermediários de apoio a outras organizações e a órgãos do setor público que atuem em áreas afins.