SElO MELHOR DIVERSIDADE
Como funciona o Selo?
A empresa interessada faz sua inscrição e uma equipe de compliance da entidade vai avaliar se, de fato, estão sendo aplicadas as boas práticas de promoção dos direitos humanos e de inclusão.
Em caso positivo, o interessado recebe o selo. Caso não atenda todos os requisitos, um relatório apontará as adequações necessárias. Se a empresa preferir, a equipe de compliance da entidade também poderá auxiliá-la neste processo, mediante um contrato especialmente firmado para este fim.
Quem pode se inscrever?
Empresas privadas, empresas públicas e de economia mista; órgãos públicos e organizações do terceiro setor
Quais são áreas contempladas pelo Selo?
O Selo avalia iniciativas que se enquadrem em três áreas distintas:
1. Inclusão e Gestão da Diversidade, focando na contratação, promoção e proteção dos direitos humanos;
2. Responsabilidade Social, buscando iniciativas voltadas à sociedade;
3. Imagem e Posicionamento, como iniciativas voltadas à comunicação, marketing e desenvolvimento de produtos e serviços.
A iniciativa precisa atender algum grupo específico?
As iniciativas precisam atender um ou mais públicos/temáticas elencados nas categorias abaixo. Caso atenda mais de um público/temática, deverá optar pela categoria Transversalidades. :
-
3. Igualdade Racial;
-
4. Imigrantes;
-
5. Juventude;
-
6. LGBTI;
-
7. Mulheres;
-
10. Pessoas Idosas.
-
11. Transversalidades
O que são iniciativas transversais?
As iniciativas transversais são aquelas que contemplam mais de uma das categorias descritas acima. Ou seja, trata-se de boas práticas que abordam diferentes temas e possuem mais de um público alvo (exemplo: ações direcionadas às mulheres negras). Tais iniciativas deverão ser inscritas na categoria “Transversalidades”.
Como obter o Selo?
Para obter o Selo é necessário que a organização preencha um formulário com questões referentes à iniciativa. Posteriormente, será solicitado material complementar e marcada uma visita técnica.
O que é o Termo de Compromisso?
O Termo de compromisso é um documento em que as organizações reconhecidas se comprometem a participar da Rede Melhor Diversidade e autorizam a divulgação de informações sobre suas iniciativas, que serão incluídas em um banco de boas práticas de diversidade e inclusão, que será divulgado em meio físico ou digital.
O que contempla Rede de Organizações do Selo?
A Rede é um grupo configurado pelas organizações reconhecidas pelo Selo, que precisa ser renovado anualmente, que tem o propósito de fomentar o networking, a troca de experiências e boas práticas em direitos humanos.
Quais são os principais critérios de avaliação do Selo?
Todos os critérios estão detalhados na ficha de inscrição. Contudo, para nós, mais importante, é compreender a intenção e a aderência da organização e seus colaboradores ao elaborar e implementar iniciativas de inclusão e diversidade. Isto é: precisamos ter certeza que a corporação e os seus colaboradores conhecem a realidade do público-alvo e do problema que estão se propondo a enfrentar, bem como se a iniciativa foi bem desenhada e teve resultados positivos. Além disso, vamos avaliar se a sua iniciativa seria replicável para outras organizações ou contextos.
Assim, serão observados dois aspectos:
1. Estrutura: vamos verificar o desenho e a implementação da iniciativa, seu potencial de replicabilidade para outros públicos e outras organizações, bem como o envolvimento de toda a organização e o protagonismo do(s) público(s) alvo(s) a(os) que(quais) ele se destina.
2. Relevância e Resultados: serão avaliados os aspectos qualitativos da iniciativa, sua relevância, os resultados alcançados e os benefícios gerados.
A corporação iniciou uma iniciativa ou ainda está desenhando a sua implementação. É possível inscrevê-la no Selo?
Para podermos avaliar os efeitos positivos das iniciativas, solicitamos um tempo mínimo de implementação de 6 meses.
A corporação recebeu o Selo. E agora?
A corporação receberá a identidade visual do Selo para utilizar em sua comunicação interna e externa, com validade de uso de 1 ano, depois deste prazo, será feita uma nova auditoria pela equipe de Compliance do Instituto Melhor Diversidade. Se forem detectadas inconformidades, a organização terá 60 (sessenta) dias para a sua regularização. Do contrário, perderá o direito de uso do Selo Melhor Diversidade, estando sujeita a sansões legais se continuar a fazer uso do mesmo.